BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Roteiro Monte Roraima


Conhecer o Monte Roraima é uma experiência diferente, mesmo para quem já tenha praticado o trekking. É muito mais do que apenas caminhar e acampar. A região é uma das mais antigas do planeta, de um período anterior à existência do homem sobre a Terra. O passeio é um dos vários atrativos de Roraima.
A capital do Estado, Boa Vista, é a única do país localizada totalmente no Hemisfério Norte. A cidade teve origem no século XIX. Em formato de leque, todas as suas ruas convergem para a Praça do Centro Cívico, onde ficam os três poderes. No verão, vários rios dão origem a praias, casos da Praia do Cauamé, no rio de mesmo nome, da Praia Grande, à margem esquerda do Rio Branco, e da Praia da Polar, próxima ao bairro Caçari. Todas contam com bons serviços de bares e restaurantes.
A região central de Boa Vista possui diversas edificações históricas, a maioria construída no início do Século XX. Entre elas destacam-se a Fazenda Meu Cantinho, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Diocese de Roraima e a Casa das 12 Portas. O Parque Anauá, o maior da Região Norte, possui infraestrutura para a prátia de esportes, recreação e artes em geral.

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • fauna, passeios e flora
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Monte Roraima. Um dos pontos culminantes do Brasil, com 2875 metros, é a morada do deus Macunaíma, segundo a lenda dos índios caribés, para explicar sua formação e a diversidade de ecossistemas das savanas amazônicas. Para protegê-lo, foi criado, em 1989, o Parque Nacional do Monte Roraima, de 116.000 hectares. O auge desse roteiro é o Ponto Triplo, marco piramidal no topo da montanha que delimita as três fronteiras: Brasil, Venezuela e Guiana. A caminhada ao Monte Roraima, com duas noites no topo, é aventura inesquecível. O passeio, com duração de sete dias, inclui acampamento no Rio Tek e visitas ao Vale dos Cristais, El Fosso e Ponto Triplo.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Centro Histórico de Boa Vista.
  • Município de Pacaraima.
  • Monte Roraima.
  • Praias do Cauamé, Grande e da Polar.
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.seplan.rr.gov.br